https://dominvestimentos.com.br/ Dom Investimentos Wed, 19 Jan 2022 13:19:47 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.3 https://dominvestimentos.com.br/wp-content/uploads/2020/02/cropped-logo_dom_1-32x32.png https://dominvestimentos.com.br/ 32 32 Juros Americanos em alta: Qual o impacto no Ibovespa? https://dominvestimentos.com.br/2022/01/13/h/ https://dominvestimentos.com.br/2022/01/13/h/#respond Thu, 13 Jan 2022 20:27:51 +0000 https://dominvestimentos.com.br/?p=7188 A taxa de juros de 10 e 30 anos norte americana abriu bastante entre o final de dezembro de 2021 e o começo de janeiro de 2022, deixando a renda fixa americana mais atrativa perante os demais países. O resultado desse movimento é um fluxo de entrada de dólares nos Estados Unidos e de saída […]

O post Juros Americanos em alta: Qual o impacto no Ibovespa? apareceu primeiro em .

]]>
A taxa de juros de 10 e 30 anos norte americana abriu bastante entre o final de dezembro de 2021 e o começo de janeiro de 2022, deixando a renda fixa americana mais atrativa perante os demais países.

O resultado desse movimento é um fluxo de entrada de dólares nos Estados Unidos e de saída das economias emergentes e desenvolvidas, causando uma necessidade de aumento de suas próprias taxas de juros para se manterem competitivas.

Gráfico Juros Americano 10Y Yield

O efeito direto desse fluxo é uma taxa aqui no Brasil também mais elevada, como no exemplo acima. Pegamos um vértice mais curto do juros, com vencimento em Janeiro de 2023. Com o juros mais alto, o custo de capital aumenta e a atratividade da Renda Fixa também aumenta, consequentemente.

Porém, os investimentos na bolsa ficam menos interessantes, dado que não é mais necessário correr o risco do mercado para que se conquiste uma rentabilidade interessante.

Gráfico DI

E como podemos observar, no mesmo período que a curva de juros local abriu, o IBOV sofreu uma realização significativa, dado o impacto negativo na atratividade da Renda Variável vis à vis a Renda Fixa e também o efeito de um maior desconto nos fluxos de caixa futuro das companhias e firmas, resultando num preço menor das ações.

Mas você deve parar de investir na bolsa?

Não! Apenas fazer alguns ajustes nas novas alocações daqui para frente. Com uma taxa de juros mais alta, papéis que são de crescimento (growth) tendem a sofrer mais do que papéis considerados de valor (value).

Dado que grande parte de seus lucros e fluxo de caixa estão no futuro e são apenas projeções, eles sofrem um impacto negativo das taxas de juros mais altas.

Os novos aportes daqui em diante, portanto, podem ser focados mais em papéis já maduros, que tem o potencial de crescimento bem menor, mas que pagam constantemente juros e dividendos.

Como esses papéis dependem menos do futuro dado que suas operações já estão bem estabelecidas, eles são mais resilientes às aberturas de taxa de juros.

Autor: Thiago Calestine

O post Juros Americanos em alta: Qual o impacto no Ibovespa? apareceu primeiro em .

]]>
https://dominvestimentos.com.br/2022/01/13/h/feed/ 0
Esse é o melhor momento para investir em Renda Fixa? https://dominvestimentos.com.br/2021/10/26/esse-e-o-melhor-momento-para-investir-em-renda-fixa/ https://dominvestimentos.com.br/2021/10/26/esse-e-o-melhor-momento-para-investir-em-renda-fixa/#respond Tue, 26 Oct 2021 21:41:50 +0000 https://dominvestimentos.com.br/?p=4627 A renda fixa é uma modalidade de investimento onde a rentabilidade é previsível. Por isso, normalmente é escolhida como primeiro investimento. É muito mais seguro iniciar investimentos por ela, justamente pela maioria dos ativos disponíveis poderem ser menos arriscados que a renda variável. Principais categorias de negócio Existem muitos tipos de aplicações disponíveis na renda […]

O post Esse é o melhor momento para investir em Renda Fixa? apareceu primeiro em .

]]>
A renda fixa é uma modalidade de investimento onde a rentabilidade é previsível. Por isso, normalmente é escolhida como primeiro investimento. É muito mais seguro iniciar investimentos por ela, justamente pela maioria dos ativos disponíveis poderem ser menos arriscados que a renda variável.

Principais categorias de negócio

Existem muitos tipos de aplicações disponíveis na renda fixa. Elas são caracterizadas principalmente por objetivos, emissor, risco, rentabilidade, liquidez e garantias.. Confira os mais populares:

  • Tesouro Direto;
  • LCI e LCA;
  • Poupança;
  • CDB
  • Letra de Câmbio;
  • CRI/CRA.

Os emissores dos ativos de renda fixa podem ser instituições públicas ou privadas, como empresas, bancos e o governo.

Funcionalidade correta da renda fixa

No momento da aplicação, a taxa de rendimento e o prazo de vencimento já estão definidos. Os emissores dos ativos de renda fixa podem ser instituições públicas ou privadas, como empresas, bancos e o governo. Em troca disso, é possível receber uma taxa de rentabilidade fixa, definida no momento da compra. 

A quantia captada serve para o financiamento de projetos, pagamento de dívidas ou desenvolvimento de áreas específicas, tais como o agronegócio ou o setor imobiliário. Assim, investindo em títulos de renda fixa você ganha dinheiro e pode auxiliar no crescimento de instituições e setores importantes da economia.

É um bom momento para investir?

Com a Taxa SELIC em tendência de alta, chamando atenção dos investidores, podem surgir perguntas sobre qual o momento ideal para investir.

A diversificação em Renda Fixa é sempre recomendada para os investidores, sendo que a classe de ativos pode ser encontrada nas carteiras recomendadas de todos os perfis de investimento.

Essa alta da Selic faz com que os investimentos atrelados ao CDI passem a ser mais rentáveis, beneficiando a composição da parcela destinada à reserva de emergência e a composição da carteira com retornos atrativos a médio e longo prazo.

Em 2020, por exemplo, a SELIC atingiu a marca mais baixa em anos, fazendo com que os prêmios oferecidos pelos títulos atrelados ao CDI se elevarem. Com o avanço da inflação iniciou-se um ciclo de alta da SELIC.

Neste cenário, os instrumentos de renda fixa mostram uma oportunidade para os investidores agregarem ativos mais defensivos às suas carteiras, fazendo proveito de prêmios historicamente mais atrativos encontrados nos ativos atrelados a CDI. Enquanto isso, os ativos atrelados ao IPCA+ agregam proteção e defendem o ganho real do seu portfólio.

Além disso, por conta da taxa de juros estar elevada, os empréstimos diretos em bancos ficam cada vez mais caros. Por isso, faz sentido para muitas empresas financiarem suas operações de maneiras que oferecem ao investidor uma rentabilidade alta, mas ainda abaixo dos juros que pagariam.

Qual a vantagem mais importante para investir em renda fixa?

A vantagem mais importante de manter uma parte de seu portfólio em renda fixa, além da diversificação, é a segurança, visando que pode-se ter cobertura pelo Fundo Garantidor de Créditos para alguns produtos, a previsibilidade do rendimento, a liquidez e poder se blindar contra a inflação, garantindo assim, um ganho acima dela em determinados produtos.

Para mais detalhes, entre em contato com o time de assessores da DOM!

O post Esse é o melhor momento para investir em Renda Fixa? apareceu primeiro em .

]]>
https://dominvestimentos.com.br/2021/10/26/esse-e-o-melhor-momento-para-investir-em-renda-fixa/feed/ 0
Selic em alta: para onde vai a taxa de juros e qual o impacto? https://dominvestimentos.com.br/2021/10/20/selic-em-alta-para-onde-vai-a-taxa-de-juros-e-qual-o-impacto/ https://dominvestimentos.com.br/2021/10/20/selic-em-alta-para-onde-vai-a-taxa-de-juros-e-qual-o-impacto/#respond Wed, 20 Oct 2021 20:30:44 +0000 https://dominvestimentos.com.br/?p=4480 A Selic é a taxa básica de juros da economia. A cada 45 dias, ela vira notícia em todo o país, podendo ter aumentado, diminuído ou se mantido estável depois de uma reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central). Como a taxa Selic funciona? Para explicar a Taxa Selic, é necessário voltar […]

O post Selic em alta: para onde vai a taxa de juros e qual o impacto? apareceu primeiro em .

]]>
A Selic é a taxa básica de juros da economia. A cada 45 dias, ela vira notícia em todo o país, podendo ter aumentado, diminuído ou se mantido estável depois de uma reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central).

Como a taxa Selic funciona?

Para explicar a Taxa Selic, é necessário voltar a uma necessidade básica do governo: ter dinheiro para fazer investimentos e pagar dívidas. Mesmo que a principal forma de arrecadação aconteça pelos impostos, é possível arrecadar dinheiro com empréstimos também, graças aos títulos do Tesouro Nacional.

Os títulos do Tesouro são certificados de dívida emitidos e vendidos pelo governo, por meio do Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Todos que compram o título podem, em determinada data, receber o valor de volta com o acréscimo de juros.

Informações importantes sobre a taxa Selic

A economia brasileira vai perder um forte motor de auxílio ao seu crescimento. Com a escalada da inflação e a sinalização do Banco Central de que novos aumentos da taxa básica de juros (Selic) devem vir à tona, a política monetária retraída terá um papel negativo no estímulo à atividade econômica.

Segundo o relatório Focus (Banco Central), os economistas consultados estimam que a taxa básica de juros possivelmente vai encerrar o ano em 6,5%, ou seja, acima dos atuais 4,25%, permanecendo nesse patamar durante 2022 também.

Em relação aos juros baixos, eles contribuem para um crédito mais barato, gerando vantagem na tomada de recursos para o investimento das empresas e também para o consumo das famílias.

O que acontece se a inflação aumentar?

Quando a inflação aumenta, como atualmente, utiliza-se a política monetária – sobe a Selic – para encarecer o custo do crédito e, dessa forma, esfriar a economia e ajudar no controle do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

O principal risco para 2022 está ligado a o comportamento do Federal Reserve, pois se o banco central dos Estados Unidos aumentar os juros para também controlar a inflação por lá, há o risco de uma saída de recursos do Brasil para a economia norte-americana, resultando na desvalorização do câmbio, com grandes impactos na inflação.

Atualmente, a expectativa é que o Fed só suba os juros em 2023.

Existe uma ansiedade do mercado porque, quando olhamos o cenário de atividade e inflação para os Estados Unidos, os riscos estão claramente para cima. É factível que a economia norte-americana passe por um processo de sobreaquecimento.

Os investidores vão olhar, antes de qualquer coisa, quais serão as propostas dos candidatos para a área fiscal do país a partir de 2023.

Para acompanhar de perto os próximos passos da economia e saber como agir nos seus investimentos, conte sempre com o suporte da DOM.

O post Selic em alta: para onde vai a taxa de juros e qual o impacto? apareceu primeiro em .

]]>
https://dominvestimentos.com.br/2021/10/20/selic-em-alta-para-onde-vai-a-taxa-de-juros-e-qual-o-impacto/feed/ 0
Como começar a investir seu patrimônio https://dominvestimentos.com.br/2021/10/14/como-comecar-a-investir-seu-patrimonio/ https://dominvestimentos.com.br/2021/10/14/como-comecar-a-investir-seu-patrimonio/#respond Thu, 14 Oct 2021 14:25:16 +0000 https://dominvestimentos.com.br/?p=4385 O início da sua vida financeira começa quando você passa a olhar para os seus ganhos e despesas de maneira mais analítica, reequilibrando as entradas e saídas. O segredo é que essa balança, apenas, não é capaz de prover uma vida financeira saudável a longo prazo. É muito importante que você pense que o seu […]

O post Como começar a investir seu patrimônio apareceu primeiro em .

]]>
O início da sua vida financeira começa quando você passa a olhar para os seus ganhos e despesas de maneira mais analítica, reequilibrando as entradas e saídas. O segredo é que essa balança, apenas, não é capaz de prover uma vida financeira saudável a longo prazo. É muito importante que você pense que o seu dinheiro deve trabalhar para você.

O principal fator a ser levado em consideração na hora de investir são seus objetivos e metas, pois é necessário saber onde se quer chegar, como e quando, assim como bens materiais (casas, carros, etc).

Além disso, para evitar situações de desespero, é essencial manter sempre uma reserva financeira para emergências, o que pode acontecer por meio de investimentos, mas nem todos sabem como realizar esse procedimento.

Como começar a investir corretamente?

Você já se viu em uma situação de emergência e precisou sacar muito rapidamente o seu capital? Já houveram momentos em que o seu dinheiro ficou parado em conta corrente por conta de imprevistos? É essencial que você sempre tenha uma reserva financeira para esses momentos. Ela será a segurança que você terá a cada vez que necessitar utilizar o seu capital. 

É interessante que você pense na sua reserva com um valor de 3 a 12 vezes o valor dos  seus gastos mensais, pensando em imprevistos como uma possível demissão, despesas médicas ou até mesmo reformas inesperadas. 

Após deixar esse ponto claro, já é possível começar a se organizar. Caso o objetivo seja de curto prazo, as aplicações que permitam uma liquidez maior (isto é, um resgate mais curto) são as melhores opções. No caso de um futuro estendido, são indicados investimentos de longo prazo, com mais possibilidade de rendimentos.

Saiba qual é o seu perfil de investidor

O próximo passo, após a abertura de conta, é definir o seu perfil de investidor. Existem três tipos de perfil de investidor, e saber onde você se encaixa é um grande passo para se sentir seguro durante a jornada e fazer escolhas mais assertivas:

Conservador: possui uma maior aversão aos riscos e prioriza a segurança em primeiro lugar. Ele aceita receber uma rentabilidade menor, desde que suas aplicações sejam as mais seguras possíveis.

Moderado: investidores moderados possuem o desejo de ganhar um pouco mais no médio prazo e, assim, aceitam pequenas oscilações no caminho. Esse perfil costuma preferir aplicações com menor rentabilidade e liquidez, pois o retorno é de médio a longo prazo.
Sofisticado: Aceita com facilidade os riscos do mercado e as variações dele sobre os seus investimentos, inclusive aceitando as perdas enquanto mira seus objetivos mais adiante. Tendem a acreditar que desafios maiores fazem parte do pacote.

O post Como começar a investir seu patrimônio apareceu primeiro em .

]]>
https://dominvestimentos.com.br/2021/10/14/como-comecar-a-investir-seu-patrimonio/feed/ 0
Como as alterações da taxa SELIC afetam os investimentos? https://dominvestimentos.com.br/2021/10/06/como-as-alteracoes-da-taxa-selic-afetam-os-investimentos/ https://dominvestimentos.com.br/2021/10/06/como-as-alteracoes-da-taxa-selic-afetam-os-investimentos/#respond Wed, 06 Oct 2021 20:09:18 +0000 https://dominvestimentos.com.br/?p=4230 A Taxa Selic representa um sistema do Banco Central para registrar todas as operações relacionadas aos títulos escriturais do Tesouro Nacional. Grande parte desses ativos são comparados por grandes bancos, que possuem a obrigação de direcionar uma porcentagem de seus depósitos a uma conta do BC.  Essa atividade acaba influenciando, diretamente, os investimentos em todos […]

O post Como as alterações da taxa SELIC afetam os investimentos? apareceu primeiro em .

]]>
A Taxa Selic representa um sistema do Banco Central para registrar todas as operações relacionadas aos títulos escriturais do Tesouro Nacional. Grande parte desses ativos são comparados por grandes bancos, que possuem a obrigação de direcionar uma porcentagem de seus depósitos a uma conta do BC. 

Essa atividade acaba influenciando, diretamente, os investimentos em todos os lugares. Para entender mais sobre o assunto, continue lendo o texto!

O que é a SELIC Meta?

A Taxa Selic Meta é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária, em reuniões periódicas. Ou seja, se por acaso você se deparar com alguma notícia sobre as definições da taxa pelo governo, está relacionado a essa taxa.

Ela também possui função de regular a política monetária, podendo ser utilizada no momento de conter a inflação ou para estimular o consumo no mercado brasileiro.

O que é a Taxa Selic Over?

Essa é a taxa que está sendo executada e calculada na prática. Isto é, a média de todas as operações que utilizam a Selic como parâmetro.

No momento em que os bancos realizam empréstimos diários entre si, eles fazem o lastreamento das operações por meio de títulos públicos. As instituições dão suas reservas em papéis – como o Tesouro Direto, por exemplo – como uma forma de garantia pelo pagamento do crédito que pediram.

Os juros cobrados pelo empréstimo acabam sendo baseados no valor da Taxa Selic executada pelo governo.

É importante lembrar que essa função se baseia na Selic Meta, que sempre fica poucos números abaixo dela.

Qual o impacto da Taxa Selic para a economia?

Uma das atividades do governo para tentar manter a inflação sob medida é influenciar a quantidade de dinheiro circulando, pois quanto mais recursos estiverem disponíveis, maior a tendência das pessoas consumirem. Quando elas aumentam a demanda por produtos e serviços, é normal que os preços subam. E vice-versa.

É nesse momento que a Selic é importante, sendo a ferramenta de maior destaque que o Banco Central utiliza para controlar o volume de recursos em circulação. Assim, quando a economia está aquecida e os preços começam a se elevar a ponto de minar a meta de inflação, a Selic também cresce.

Com juros mais altos, fica mais caro tomar crédito, não apenas para os consumidores, mas também para as empresas e o próprio governo, desestimulando o consumo e ajudando a controlar os preços.

A medida oposta é tomada em momentos onde a inflação está controlada ou abaixo da meta. Quando há espaço, a Selic reduz, o que estimula o consumo e ajuda a aquecer a economia.

Como a atividade afeta o dia-a-dia das pessoas?

  • Crédito: A Taxa Selic é referência no custo das linhas de crédito em geral. Ou seja, quando ela é elevada, é grande a possibilidade de que empréstimos e financiamentos fiquem mais caros;
  • Investimentos: A Taxa Selic, quando está em alta, é ideal para os investimentos de renda fixa, que disponibilizam uma remuneração baseada em juros;
  • Consumo: Quando os empréstimos e financiamentos ficam mais caros, o nível de consumo tende a diminuir naturalmente, pois o custo dos produtos e serviços também crescem.

Para saber mais sobre essa taxa tão importante na economia, consulte o time de assessores da DOM!

O post Como as alterações da taxa SELIC afetam os investimentos? apareceu primeiro em .

]]>
https://dominvestimentos.com.br/2021/10/06/como-as-alteracoes-da-taxa-selic-afetam-os-investimentos/feed/ 0
Investimentos Alternativos X Investimentos Tradicionais: o que muda? https://dominvestimentos.com.br/2021/10/06/investimentos-alternativos-x-investimentos-tradicionais-o-que-muda/ https://dominvestimentos.com.br/2021/10/06/investimentos-alternativos-x-investimentos-tradicionais-o-que-muda/#respond Wed, 06 Oct 2021 20:06:24 +0000 https://dominvestimentos.com.br/?p=4226 Ainda é comum que investidores pensem em investimentos alternativos como uma classe exclusiva e estreita. Esses ativos podem se tornar ferramentas essenciais para auxiliar na proteção de portfólio, impulsionando resultados expressivos, ou até mesmo, amortecendo a volatilidade. Os investimentos tradicionais são estratégias elaboradas utilizando, principalmente, ações e títulos, caracterizados por: Acionistas passivos; Ativos em mercados […]

O post Investimentos Alternativos X Investimentos Tradicionais: o que muda? apareceu primeiro em .

]]>
Ainda é comum que investidores pensem em investimentos alternativos como uma classe exclusiva e estreita. Esses ativos podem se tornar ferramentas essenciais para auxiliar na proteção de portfólio, impulsionando resultados expressivos, ou até mesmo, amortecendo a volatilidade.

Os investimentos tradicionais são estratégias elaboradas utilizando, principalmente, ações e títulos, caracterizados por:

  • Acionistas passivos;
  • Ativos em mercados públicos;
  • Perfil de alta liquidez;
  • Alta correlação com mercados.

Já os investimentos alternativos são classificados através da localização, estratégia e setores a que estão expostos. Eles podem estar relacionados ao setor imobiliário ou de infraestrutura, por exemplo, mas posicionados em subsetores não tradicionais.

O primeiro são veículos que investem em ativos não tradicionais, tais como infraestrutura, imóveis e capitais privados. Além disso, os ativos podem ser tradicionais, mas estarem sendo negociados em estratégias diferenciadas que fogem das mais básicas e cotidianas operações do mercado.

Qual a diferença de investimentos tradicionais e alternativos?

Os investimentos tradicionais são os mais conhecidos do mercado, como os ativos que são encontrados nos bancos e corretoras de maneira mais facilitada.

Na renda fixa, é possível citar o exemplo dos CDBs, LCIs/LCAs, títulos do tesouro, debêntures, entre outros. À respeito da renda variável, os exemplos alteram de ações a outros valores mobiliários normalmente negociados em bolsa, tais como derivativos, fundos imobiliários, contratos de câmbio e muito mais!

Como são produtos mais conhecidos e com maior Track Record, essas características podem ser mais previsíveis e passar uma maior sensação de segurança ao investidor.

Os mesmos pontos se aplicam aos investimentos alternativos, porém o cenário se modifica por apresentarem maior risco e poderem conferir maior rentabilidade ao investidor.

Porém, a sua liquidez pode ser reduzida devido à menor quantidade de negociação dos papéis. Isso significa que é mais difícil transformar esses ativos em caixa de maneira rápida, fazendo sentido tê-los no portfólio de maneira estratégica e que não comprometa a liquidez.

Essa é uma classe pensada para a diversificação de carteira, e não para aplicar os recursos de uma reserva de emergência, por exemplo.

O que são investimentos alternativos?

Os investimentos alternativos buscam atribuir valor aos portfólios dos investidores por meio de mercados inexplorados, estratégias inovadoras e tendências futuras. Alguns exemplos de fatores relevantes sobre eles são:

  • Retornos conduzidos principalmente pelo alfa;
  • Possível iliquidez;
  • Ativos em mercados privados e públicos.

Ações, Fundos de Investimentos, ETFs, FIIs, são alguns dos ativos que podem estar expostos a esses mercados e estratégias alternativas, e principalmente no exterior, o investidor pode encontrar papéis bastante inusitados. Alguns exemplos de alternativos, são:

  • Crowdfunding;
  • Real Estate;
  • Venture Capital;
  • Fundos de Hedge;
  • Infraestrutura;
  • Distressed assets;
  • Commodities; 
  • Private Equity;
  • Debêntures;
  • Colecionáveis (vinho, carros, arte, selos).

Como os investimentos alternativos funcionam?

Os investimentos alternativos são frequentemente encontrados nas carteiras de grandes investidores, e costumam ter participações em empresas promissoras e itens de grande valor, como vinhos, obras de arte, finos, commodities, entre outros.

Alguns exemplos da aplicação de Hedge Funds (ou seja, multimercados, que só aceitam investidores bilionários e índices que se expõem a mercados emergentes), são:

  • Bridgewater Associates
  • Renaissance Technologies
  • Man Group
  • AQR Capital Management
  • OCH-ZIFF Capital Management Group LLC

Dessa forma, além de elevar a rentabilidade dos seus portfólios, você alcança vantagens como participação ativa na escola de investimentos, proteção contra inflação e diversidade de setores. Os investimentos em questão, mesmo com sua baixa liquidez, oferecem risco controlado e muita lucratividade.

Para saber como investir em ativos alternativos, conte com o suporte da Dom Investimentos!

O post Investimentos Alternativos X Investimentos Tradicionais: o que muda? apareceu primeiro em .

]]>
https://dominvestimentos.com.br/2021/10/06/investimentos-alternativos-x-investimentos-tradicionais-o-que-muda/feed/ 0